Escola Zenon de Cubatão, Projeto Com.Com e Varre Vila realizam ação de conscientização da comunidade de entorno

A ação contou com panfletagem sobre o descarte correto de lixo

A Escola Estadual “Professor Zenon Cleantes de Moura”, da cidade de Cubatão, Diretoria de Ensino da Região de Santos, em parceria com o Projeto Com.Com e Varre Vila, realizaram, no último dia 28 de agosto, quarta-feira, das 16h às 18h, um mutirão de conscientização sobre o descarte correto de lixo orgânico ou reciclável, por meio de panfletagem, cartazes e visitas à comunidade, com vistas a alterar o comportamento da mesma; sendo uma ação do Projeto “Lixo no lixo”, realizado pela professora de Ciências Bárbara Cristine de Melo Pequeno, junto aos 8º anos do Ensino Fundamental.

A ideia da ação surgiu em vistas à falta de conscientização da comunidade escolar, no que se refere ao descarte correto e consciente de lixo, seja ele orgânico ou reciclável, já que o córrego que corta a comunidade é vítima de descarte inadequado, então projetou-se uma ação de conscientização para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A atividade começou com uma roda de conversa sobre o tema, no Dia do Desafio, em 29 de maio, quarta-feira, quando a educadora ambiental do Projeto Varre Vila, Daiana Ferreira conversou com os alunos sobre a conscientização e lançou o desafio de uma ação para ser desenvolvida no bairro, sendo que os estudantes tiveram a ideia da panfletagem.

No dia 28, a Daiana retornou à Escola para orientar como realizar a abordagem e para acompanhar a ação. Ressalta-se que os panfletos foram desenvolvidos pelo Projeto Com.Com, que também abraçou a ideia. Cerca de 40 alunos participaram da ação, passando nas residências, adentrando estabelecimentos comerciais, explicando a necessidade da mudança de comportamento e a aquisição de responsabilidade sobre o lixo e, ainda, recolhendo lacres de alumínio, pilhas e baterias para serem descartados de forma correta.

Vale ressaltar que os professora de Ciências está trabalhando a temática ambiental para compor o objetivo pedagógico da atividade.

Gratidão a todos os colaboradores e parabéns a todos os participantes.