Realizamos no dia vinte e um de julho de dois mil e vinte, a primeira formação online dos jovens protagonistas da Diretoria de Ensino – Região Santos. O encontro ocorreu no formato de “live”, através do aplicativo Microsoft Teams, das 14h00 às 16h00.
A formação contou com setenta e cinco participantes, sendo quarenta e cinco gremistas e trinta professores interlocutores.
O encontro começou com uma explanação sobre a situação dos Grêmios em 2020, abordando as questões da eleição e da recondução das chapas de 2019, em razão da suspensão das atividades presenciais. Além disso, foi apontado, que caberá aos alunos decidirem sobre a realização da uma eleição ou a manutenção da chapa gremistas já vinculada na Secretaria Escolar Digital, quando houver o retorno das atividades presenciais.
Posteriormente, foi apresentada de que forma os grêmios devem atuar nas Unidades Escolares e seu papel central dentro dos colegiados. O destaque foi para a necessidade de estabelecer um diálogo com todos os segmentos das Unidades Escolares. Também foi discutida a importância do estudo e da discussão entre os alunos, do novo estatuto do grêmio estudantil, para as eleições de 2021.
Ainda dentro dos tópicos abordados, foram dadas diversas sugestões de atividades online e/ou remotas, que podem ser desenvolvidas pelos grêmios estudantis, como a organização de reuniões para ajuda mútua, aconselhamento, projetos online, incentivo ao estudo, busca ativa, campanhas de mobilização e conscientização dos estudantes, em diversas áreas, como o combate ao cyberbullying, prevenção da violência, promoção da saúde mental, divulgação de cursos, palestras, atividades, lives e quaisquer temas ou assuntos que sejam importantes para o cotidiano das Unidades Escolares.
Ao longo da formação, também foi dado um tutorial de como gerar os certificados de participação no grêmio estudantil, nos anos de 2018, 2019 e 2020. Por fim, foi aberto o espaço para que os professores interlocutores e os gremistas tirassem suas dúvidas ou dessem sugestões de ações. Tivemos no total trinta e duas interações, que foram respondidas.
- Tudo ótimo;
- Achei muito legal o encontro;
- Parabéns pela reunião, adorei o formato e o conteúdo;
- Travou um pouquinho;
- Gostei muito da live, foi bem esclarecedora;
- Minha primeira formação e participação, gostei muito;
- Os alunos adoraram a live e desejam mais encontros assim;
- Gostei bastante da aula, pois acabou fazendo uma boa resumida e esclareceu muitas perguntas que a maioria das pessoas tinham;
- Um encontro bem produtivo. Parabéns;
- Conduzida de forma Clara e objetiva. Obrigada;
- Muito importante a formação, principalmente para os alunos novos na chapa reconduzida. Uma pena ter chocado horário com o ATPC de Ciências humanas e infelizmente eu perdi essa semana;
- Muito esclarecedor;
- Não tenho nada em mente, mas foi boa a reunião eu gostei muito;
- Nenhuma, ótima live! Só acho que deveriam escolher outra plataforma de live, essa travou bastante;
- O evento foi muito rico em informações para os alunos, apresentadas de forma direta, mas bem explicada pelo Alexandre. Gostei de como a live foi dividida porque ficou fácil para os professores e alunos que estão ingressando aprenderem como trabalham os integrantes de um grêmio estudantil, quais foram as novidades deste ano e como devemos proceder. A seção de dúvidas teve perguntas pertinentes e demonstrou que os participantes estavam atentos, interessados e, acima de tudo, compromissados em fazer o grêmio de suas escolas participar de forma ativa e produtiva deste período em que vivemos. Agradeço a oportunidade de ter participado;
- Através das ferramentas tecnológicas atual utilizarmos mais vezes para reuniões do grêmio e ações elaboradas para o novo dia a dia da Escola;
- Excelentes esclarecimentos. Obrigadíssima;
- Excelente formação;
- Muito boa;
- Adorei a reunião;
- Não sei se as escolas já estão fazendo isso, mas, seria muito legal se fizessem cartazes (digitais) sobre vários assuntos, para serem compartilhados pelo WhatsApp da escola (através do grupo da gestão escolar, professores e alunos), pelo Facebook da escola e Instagram também. Assuntos como suicídio, (que está aumentando muito nessa quarentena, e muitos alunos citam isso) saúde mental, Covid 19, incentivos… Enfim, seria muito bom se tivesse isso, porque com certeza os alunos se sentiriam mais “acolhidos” pela escola.