CURSO ONLINE DE INICIAÇÃO POLÍTICA – Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), da Câmara Municipal de Cubatão

Estamos divulgando para nossos estudantes o Curso Online de Iniciação Política, ofertado pela Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), da Câmara Municipal de Cubatão, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e a Diretoria de Ensino de Santos.

Serão disponibilizadas 120 vagas gratuitas destinadas a alunos do ensino médio. Interessados em participar devem se inscrever através do e-mail: eld@camaracubatao.sp.gov.br

As atividades serão realizadas ao longo dos dias 18,19 e 20 de agosto às 10h, por meio do aplicativo de videoconferências ‘ZOOM meetings’.

Os encontros serão ministrados por Leandro Torelli, Rodney Amado e Humberto Dantas. O objetivo é que os participantes aprendam conteúdos que permitam o conhecimento da realidade política sem influências ideológicas únicas.

SAIBA MAIS

As aulas abrangem os conceitos fundamentais das Políticas Públicas, destacando a atuação do Poder Legislativo e sua a legitimidade, a competência e o papel fundamental na democracia brasileira.

Segundo Humberto Dantas, responsável e coordenador da atividade, o programa é fundamental para consolidar o compromisso com a democratização da política. “Formar eleitores conscientes e cidadãos ativos é o intuito maior da equipe e das atividades desenvolvidas e propostas”, destaca.

TEMAS

Serão abordados temas essenciais da filosofia política, que associam a consolidação da democracia a duas bases fundamentais: participação e educação. A primeira, associada à garantia do voto, e a segunda, às questões de acesso formal ao conteúdo necessário à compreensão política e eleitoral.

Parte expressiva desses conteúdos costuma ser tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim como de vestibulares e de processos seletivos de empresas que contratam jovens aprendizes e outros.

CERTIFICADOS

Para receber os certificados de conclusão, será necessário ter, pelo menos, acompanhado duas aulas e preencher o formulário de finalização do curso da Fundação Konrad Adenauer.