Djerá Djeguá 12 anos depois volta com nova proposta de resgatar os saberes estéticos culturais trabalhados nas cestarias e pinturas corporais grafados nas paredes externas das salas de aula da Escola Estadual Indígena Txeru Ba e Kua-i, atualmente em Formato PEI ( Programa de Ensino Integral ). As possibilidades de atuação do projeto não só dobraram nas alternativas de ações dentro das disciplinas Eletivas e Projetos de Vida, mas no tamanho dosa grafismos que em 2010 eram de aproximadamente 10 cm de altura, agora estão com 20 cm, o que faz se destacar a maior distância. Foram trabalhados na Linguagem das Artes Visuais somando a Matemática, Química, História, além dos conceitos baseados na Arte Indígena.
Vale ressaltar que o Projeto criado em 2006 já passou por mais de 30 escolas estaduais da Diretoria de Ensino Região Santos, a ação teve inicio em 27 de Janeiro com as tratativas iniciais e a aprtir daí deu-se as coletas de imagens, ampliação e corte dos gabaritos em papel cartão.
No dia 09 de fevereiro aconteceu em ATPC as orientações básicas e o início dos grafismos conduzidos pelo PCNP de Projetos Especiais Eduardo Mattos, com o apoio da Supervisora Amanda Blank D’oro, do acompanhamento do Vice Diretor Fernando Franco e da Diretora Patricia Ferreira Silveira.