As atividades estão sendo desenvolvidas com alunos público da Educação Especial
A Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, do bairro Fabril, na cidade de Cubatão, jurisdicionada à Diretoria de Ensino – Região Santos, está realizando, desde o último dia 16 de março, o Projeto Empreendedorismo Social, sob a orientação da professora de Arte, Projeto de Vida e Tecnologia, Magali Rodrigues Mattos, com a proposta de proporcionar aos alunos público da Educação Especial, de ambos os períodos, juntamente com seus responsáveis legais, ações de aprendizagem que trabalhem noções de alimentação saudável, protagonismo juvenil, empreendedorismo social e noções financeiras (Programa Aprender Valor).
De acordo com a professora Magali, o objetivo geral é desenvolver princípios de valores e conduta humana, desenvolver o trabalho em equipe, elaborar pratos deliciosos para nosso conhecimento, oportunizar o desenvolvimento da coordenação motora de alunos e ensinar consciência acerca de riscos no preparo de alimentos. Sendo que os objetivos específicos são analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço, descobrir a origem dos alimentos como forma de aprendizado, estimular hábitos saudáveis também em casa, fomentar o Empreendedorismo, oferecer noções de produção e economia e desenvolver criatividade e empatia.
As atividades do Projeto ocorrem a cada 20 dias, sempre às terças-feiras, à tarde, durante janelas da docente, atendendo todos os alunos público da Educação Especial, incluindo alunos da manhã e tarde, com a participação dos seus responsáveis.
No dia 12 de março os estudantes participaram de uma Oficina de Preparo de mini pizzas e pasteis e no dia 26 de março aprenderam a fazer brigadeiros gourmet, com os confeiteiros autônomos e parceiros da Escola Odete Oliveira Monteiro, Raimundo Nonato Monteiro e Zélia Pereira Guedes (mini pizza e pastel) e Fernanda Calazans, proprietária da Brigaderia das Comadres, na cidade de Cubatão.
Vale ressaltar que o Projeto conta com uma parte teórica sobre nutrição, empreendedorismo, gestão financeira, higiene, atendimento ao público e vendas, o que vem de encontro com o Programa Aprender Valor da Secretaria da Educação. Para tanto, foram providenciados kits para os estudantes com avental, luva, touca e o cofrinho e kits para os adultos com avental, touca e luva. Após o preparo, os estudantes degustam a produção e comercializam na Escola, para trabalharem a questão financeira e obterem a autossustentabilidade do Projeto.
Segundo a professora Magali, a ideia é que os alunos possam, mais tarde, obter trabalho e renda de forma autônoma, bem como desenvolver habilidades de utilização do dinheiro e estejam preparados para o mercado de trabalho.
A Escola Zenon agradece a colaboração dos parceiros e o empenho da professora Magali e dos responsáveis que estão acompanhando o Projeto. Nosso Muito Obrigado!