Copa do Mundo 2022 – EE Bartolomeu de Gusmão

O retorno às aulas após a pandemia tem impactado a vida dos estudantes. A indisciplina, a falta de interesse e a evasão ocuparam espaço além do que deveria no âmbito escolar. No entanto, no transcorrer deste ano, foi perceptível o quanto o esporte foi e é capaz de mover os estudantes da EE Padre Bartolomeu de Gusmão. E foi observando essa vontade dos estudantes em relação aos esportes, que percebemos que poderíamos direcioná-la para aumentar a motivação em relação ao rendimento escolar, ausências, ocorrências e em todo o desenvolvimento integral desses jovens.
Sendo assim, no terceiro bimestre, deu-se início à organização do Interclasse com um regulamento próprio elaborado pela prof.ª Mariana Manna de Educação Física, juntamente à coordenação da escola, regulamento este que foi repassado para todos os estudantes e firmado quando todas as partes entraram em acordo. No regulamento, constavam algumas regras para a participação do interclasse, relacionadas ao engajamento no percurso acadêmico.
A partir do momento que o regulamento começou a valer, foi perceptível o impacto na unidade escolar, como a melhora do comportamento, preocupação com a notas e os meios para fazer a recuperação.
A ideia dos álbuns surgiu como integração entre o Interclasse e o projeto interdisciplinar da Copa do Mundo realizado no terceiro bimestre. Sua organização teve a intenção de integrar os estudantes e incentivar o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar.
No encerramento dos Projetos, foi efetuado a premiação com a entrega de medalhas para os vencedores, troféus para os artilheiros e álbuns para todos os jogadores que participaram.