Acolhimento da E.E Praia de Boracéia

O Acolhimento da E.E Praia de Boracéia se destacou por sua simplicidade e ao mesmo tempo profundidade ao se propor a uma organização processual do acolhimento. O olhar acolhedor da equipe gestora começou no ano anterior quando os alunos que neste ano de 2022 ingressam no sexto ano, receberam em 2021 uma visita de boas vindas com direito a presentes recicláveis produzidos pelos alunos desta unidade escolar com o intuito de desenvolver uma reflexão sobre sustentabilidade. O propósito da visita foi justamente apresentar a E.E Praia de Boracéia aos seus futuros ingressantes para que assim estes alunos, ao darem seus primeiros passos para dentro da escola, possam se sentir já pertencentes a ela, além de carregar em seus corações a memória afetiva representada pelo presente recebido no ano anterior. Presença, sustentabilidade e memória afetiva foram as ferramentas pedagógicas escolhidas pela equipe gestora para trabalhar processualmente o sentimento de pertencimento em seus futuros alunos.

Para coroar esse momento de acolhimento de 2022, a equipe gestora escolheu o singelo, entretanto, impactante momento de recepção dos alunos já na porta de entrada. Enquanto a Vice-diretora organizava os sextos anos na parte de fora da escola, na parte interna da entrada, a equipe gestora em comunhão com o corpo docente, AOE, gremistas, responsáveis e demais alunos, formavam um “corredor polonês” de afeto, onde todos batiam palmas para cada aluno que entrava na escola. Um momento emocionante! Cheio de carinho, sorrisos e lágrimas de emoção. A equipe Conviva se sente privilegiada ao testemunhar este momento de acolhimento, fruto de uma organização gestora que privilegia o processo e a real conexão com o aluno e suas realidades.