Alunos do 7º ano A aprendem a criar narrativa de aventura por meio do RPG

A iniciativa foi do professor Felipe dos Santos Silva

No último dia 14 de junho, terça-feira, a turma do 7º ano A do Ensino Fundamental – Anos Finais, da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, da Fabril, cidade de Cubatão, Diretoria de Ensino – Região Registro, teve uma aula bastante diferente de Língua Portuguesa, ministrada pelo Professor Felipe dos Santos Silva, que utilizou o RPG para produzir narrativas de aventura.

Não só a atividade foi diferenciada, como também o local, pois os alunos formaram grupos na quadra esportiva da Unidade Escolar, para que cada grupo pudesse ter maior liberdade de expressão na criação dos textos.

Vale lembrar que o jogo de RPG é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “Jogo de Interpretação de Papéis” ou “Jogo de Interpretação de Personagens”. Nele um grupo de amigos se reúne para construir uma história, como se fosse um teatro de improviso.

De acordo com o professor Felipe, a ideia da atividade é utilizar o jogo de RPG como medição na criação do gênero textual de narrativa de aventura e, segundo ele, a proposta deu super certo.

A turma se interessou bastante pela atividade e os grupos conseguiram realizar com êxito a ação, produzindo as narrativas e brincando ao mesmo tempo.

Parabéns ao professor Felipe pelo ótimo trabalho.