Tema – Situação de aprendizagem 7
Aprendendo a construir com minha Comunidade
Atividade em sala- escolher um jogo de tabuleiro para construir, jogar e se divertir com seus colegas e professor (a)
Objetivo: Desenvolver as competências socioemocionais em foco imaginação criativa
Os jogos, além do caráter lúdico e divertido, proporcionam aos jogadores as funções que vão além do entretenimento, envolve também aspectos sociais, cognitivos e afetivos dos participantes.
Situação Proposta – Desenvolver a área afetiva, no respeito à vez do colega, durante a partida, bem como no “saber ganhar e no saber perder”, compreendendo que esta prática é inerente ao jogo, e que aquele que ganha, não é melhor do que aquele que perde.
Justificativas – O lado cognitivo diz respeito às competências desenvolvidas pelo estudante com as jogadas, como por exemplo: habilidades de raciocínio, estratégia, comunicação, administração, inteligência emocional, liderança, concentração, negociação, entre outras.
Acreditamos que essa atividade escolar pode estimular os alunos a se relacionarem entre si durante as partidas, bem como os incentiva a obedecerem às regras e limites do adversário.