Escola Zenon realiza Campanha Setembro Amarelo

Atividades de sensibilização e reflexão sobre o assunto foram trabalhadas na Unidade Escolar

A Escola Estadual “Professor Zenon Cleantes de Moura”, do bairro Fabril, cidade de Cubatão, DESAN – Diretoria de Ensino da Região de Santos, realiza a Campanha Setembro Amarelo, Mês de Combate ao Suicídio, sendo a culminância no dia “D” da Campanha, dez de setembro, perdurando com atividades durante toda a semana.

Entre as atividades desenvolvidas, a professora Katiúscia Rodrigues, de Língua Portuguesa, trabalhou com o 9º ano do Ensino Fundamental e com todo o Ensino Médio, com explanação oral; leitura compartilhada e atividade em dupla, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar os educandos a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Alertando que suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Segundo a professora “a prática que acaba com vidas e destrói famílias tem que ser prevenida e evitada de forma contundente. Foi pensando em uma forma de prevenir possíveis distúrbios psicológicos e valorizar a vida que nasceu o ‘Setembro Amarelo’. A escola é um espaço privilegiado para se debater a temática, quebrando, assim, o silêncio que ronda a questão, levando em consideração a singularidade de cada nível de ensino”. Após a reflexão os alunos confeccionaram cartazes, como atividade extracurricular.

A professora de Ciências do 6º ano A, do Ensino Fundamental, Erica Ferreira Lima, trabalhou o mural da alegria, confeccionando fitinhas amarelas para todos da Escola, trabalhando sua disciplina, falando sobre o hormônio da alegria, sendo que a classe no dia “D” visitou todas as salas, distribuindo os laços e abraços.

A professora Cláudia Rapacci, de Língua Portuguesa, trabalhou com os 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, a dinâmica do Repolho e a Rosa, com o objetivo de conscientizar os alunos a sempre procurarem ajuda quando precisarem, sendo que os alunos confeccionaram cartazes e desenhos sobre como se sentem.

A professora Cláudia Fernanda Camargo de Jesus Pelloni, da disciplina de Educação Física trabalhou o autoconhecimento seguido de roda de conversa sobre o tema com o 7º ano A do Ensino Fundamental e no 9º ano A do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, realizou a atividade de Identidade do Grupo, com o objetivo de reconhecer iguais e provocar sintonia entre os alunos.

No dia 11 de setembro, quarta-feira, a ação de roda de conversa e desenvolver o não julgamento e a escuta foram trabalhadas com os gremistas da Unidade, pela diretora Elaine Marques dos Santos e pela professora mediadora Gélia Silva de Oliveira, possibilitando a fala e a escuta sobre sentimentos e autoconhecimento.

Vale destacar que a própria CVV – Comissão de Valorização da Vida se coloca à disposição para realizar palestras, debates e rodas de conversa durante todo o ano, além de disponibilizar cartazes e cartilhas que podem ser baixados no site do Setembro Amarelo.

**Como ajudar:

Ao perceber os fatores de risco, tente estabelecer uma relação de confiança, buscando ouvir a pessoa sem expressar julgamentos ou opiniões. Demonstre interesse em ajudar e permita que ela relate seus sentimentos. Em casos mais graves, é importante não deixar a pessoa sozinha, contatar seus familiares e amigos e encorajá-la a buscar ajuda profissional ou alguém da escola que possa ajudar. Campanhas como o Setembro Amarelo são boas oportunidades de iniciar a conscientização de toda a comunidade escolar a respeito da seriedade do assunto e, claro, colaborar para prevenir o ato.

Autoconhecimento e identidade do grupo

Dinâmica: O repolho e a rosa

Painel de alegria

Reflexão e elaboração de cartazes