Estudante do 9º ano do PEI da Escola Zenon é campeão no voto popular do Projeto Câmera Educação da TV Tribuna

O estudante Luiz Cleylton dos Santos Marques foi o grande campeão do Projeto Câmera Educação, com 84.434 votos

O estudante do 9º ano A do PEI – Programa de Ensino Integral da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, localizada no bairro da Fabril, cidade de Cubatão, Diretoria de Ensino – Região Santos, se consagrou campeão da categoria voto popular do Projeto Câmera Educação, da TV Tribuna, com 84.434 votos, de uma votação total de 113 mil votos, entre os dias 16 e 30 de junho.

A partir do tema oficial do Câmera Educação 2023, que foi “Evasão Escolar. Por que ela acontece?”, o aluno desenvolveu um texto muito atual, embasado em dados e colocando a falta de políticas públicas como a principal vilã, sendo a redação preferida no “Voto Popular”, com o título “A Política Por Trás da Evasão Escolar”.

A fase escolar contou com a participação de 48 estudantes dos 9ºs anos A e B, sendo escolhidos seis textos para serem votados pelos docentes da Unidade Escolar, sendo a redação do Luiz Cleylton a escolhida pelos professores.

O estudante foi instruído pela professora de Língua Portuguesa Geovana Ponciano de Meira e, segundo a docente, o aluno deu uma aula sobre políticas públicas para os colegas de classe.

A votação numerosa, recorde do Câmera Educação, ganhou destaque no município de Cubatão, sendo que Luiz Cleylton recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cubatão, no último dia 11 de junho, além de dar entrevista à rádio local Alternativa 1, no Jornal da Cidade, no último dia cinco de junho e ainda dará entrevistas na TV Polo e TV Câmara de Cubatão.

De acordo com a TV Tribuna “o Câmera Educação, que em 2023 celebra a 18ª edição, é um tradicional projeto da TV Tribuna, que promove a interatividade e integração entre a afiliada da Rede Globo e alunos, professores e escolas da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Uma ação que divulga e valoriza a educação regional”.
A premiação na TV Tribuna ocorrerá em agosto, sendo: Redação transformada em matéria jornalística no Jornal da Tribuna 1ª edição, entrega de um celular, troféu e certificado ao estudante, um Kindle à professora e troféu à Escola.

A Escola Zenon parabeniza o Luiz Cleylton pela conquista, bem como a professora Geovana pelo ótimo trabalho e agradece imensamente o apoio e torcida de todos que colaboraram votando incansavelmente para a conquista deste prêmio. O Nosso muito obrigado!

Escola: EE Prof. Zenon Cleantes de Moura.
Título: A Política Por Trás da Evasão Escolar.
Aluno: Luiz Cleyton dos Santos Marques.
Professora Responsável: Geovana Ponciano de Meira
Redação escolhida pela escola entre os 48 alunos participantes

CONFIRA A REDAÇÃO NA ÍNTEGRA

Título: A Política Por Trás da Evasão Escolar

A evasão escolar, também conhecida como desistência escolar, é um fenômeno que ocorre quando o estudante abandona os estudos antes da conclusão do ciclo escolar. Infelizmente, este é um problema que afeta tanto o Brasil quanto outros países do mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2020 a taxa de abandono escolar no Ensino Médio no Brasil foi de 6,8%, enquanto a taxa de evasão escolar no Ensino Fundamental foi de 1,9%. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estima que cerca de 263 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estão fora da escola.

As principais causas da desistência escolar no Brasil, e no mundo, são diversas e complexas. Entre elas, destacam-se a pobreza, o trabalho infantil, o casamento precoce, a discriminação de gênero, a falta de infraestrutura escolar e a falta de incentivo à educação. Além disso, muitos estudantes abandonam a escola por não se identificarem com o modelo educacional oferecido ou por problemas familiares e psicológicos.

As consequências da desistência escolar são preocupantes, tanto para o indivíduo, quanto para a sociedade como um todo. A falta de educação pode limitar as oportunidades de emprego, prejudicar o desenvolvimento pessoal e profissional, aumentar a vulnerabilidade à violência e à exploração, e contribuir para a perpetuação da desigualdade social. Além disso, a evasão escolar pode afetar negativamente a economia do País, já que a falta de mão de obra qualificada pode comprometer o desenvolvimento econômico e a competitividade global.

Para diminuir a taxa de desistência escolar no Brasil é necessário adotar políticas públicas que incentivem a permanência dos jovens na escola e promovam a inclusão educacional. É fundamental investir em infraestrutura escolar, em programas de bolsas de estudo e em projetos pedagógicos que sejam inclusivos e motivadores. Além disso, é importante que sejam oferecidos serviços de apoio psicológico e social aos estudantes e suas famílias, para que possam superar as dificuldades que levam à desistência escolar.

Em outros países, como Japão e Coreia do Sul, a evasão escolar é menos comum e muitos jovens têm acesso à educação de alta qualidade. Para combater a desistência escolar, esses países investem em projetos pedagógicos inovadores, em programas de incentivo à educação, em infraestrutura escolar de qualidade e em serviços de apoio aos estudantes e suas famílias. Além disso, alguns países têm políticas de educação inclusiva e adaptativa, que levam em conta as necessidades e características individuais de cada estudante.

Em suma, a desistência escolar é um problema grave e complexo que afeta milhões de jovens em todo o mundo. Para combatê-la é necessário adotar políticas públicas eficazes que incentivem a permanência dos estudantes na escola e promovam a inclusão educacional.