Estudantes da 2ª série do Ensino Médio realizam experimentação investigativa em aula de Física

A atividade foi desenvolvida nas aulas de Física da professora Jéssica Pereira Cantalice

A Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, localizada no bairro da Fabril, cidade de Cubatão, Diretoria de Ensino – Região Santos, realizou, no último dia quatro de abril, terça-feira, uma atividade junto à 2ª série do Novo Ensino Médio Profissionalizante – Novotec Integrado – Curso de Logística, durante a aula de Física, da professora Jéssica Pereira Cantalice, uma Experimentação investigativa envolvendo a participação do aluno na resolução de um problema, utilizando a metodologia do Ensino Waldorfiano, que prioriza as atividades que incentivam o pensar, o agir e o sentir – e considera fundamental o equilíbrio entre a atividade intelectual e a prática, entre o esforço e o descanso.
Foram quatro experimentos sobre a propagação de calor, através de materiais com reações físicas e preparações químicas, sendo que os alunos dividiram-se em três grupos dispostos às mesas que continham os materiais necessários para realização de todos os quatro experimentos propostos. Realizaram os experimentos com auxílio das professoras Jéssica e Rosana Bezerra da Silva Oliveira (Química), conseguindo ligar as habilidades trabalhadas no bimestre nas disciplinas de Física e Química, conseguindo atingir o objetivo principal da atividade, as classificações de propagação de calor. Todos os processos foram orientados e supervisionados pelas professoras. O método experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis capazes de influenciar o objeto e definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
O objetivo da atividade foi, através da experimentação, ligar teoria à prática, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas (EM13CNT301 e EM13CNT303).
De acordo com o resultado de cada experimento, os estudantes identificaram qual tipo de propagação de calor ocorreu e puderam classificá-las em irradiação (radiação dentro do conceito de diferenciação relacionada a irradiação), convecção e condução térmicas.
Os alunos ficaram surpresos ao conseguir entender os processos diante da experimentação própria e entendendo como ocorre esse processo considera que as habilidades trabalhadas em sala de aula (slides e apresentações) foram atingidas, sendo evidenciado através da entrega de um relatório escrito pelos alunos.
A atividade foi desenvolvida no Laboratório e Sala Maker.