Estudantes da E. E. Júlio Conceição, em Cubatão, participam pela 1ª vez do FESCETE

A proposta diferenciada faz parte do currículo de EMA (Esporte, Música e Arte)

Alunos da Escola Estadual Júlio Conceição, participaram do Festival de Cenas Teatrais de Santos (Fescete), no dia 25 de junho, no Teatro Municipal Bráz Cubas, em Santos, com o projeto Notas do Destino. A encenação nasceu da necessidade de oferecer aos alunos uma oportunidade de vivenciar um espaço de expressão artística, protagonismo juvenil e reflexão sobre seus próprios projetos de vida. O incentivo partiu do Professor Paulo Fernando, professor da rede estadual, desde 2018, como Categoria O, e recém ingressante como efetivo no Componente de Educação Física.

“Nosso processo de criação surge através da linguagem teatral, integrada à música e à dança, buscamos criar uma experiência estética e formativa que valorize a cultura local, incentive o trabalho em grupo e desenvolva competências socioemocionais”, ressalta o professor.

A proposta surge a partir de um desafio: transformar o teatro em uma ferramenta de conexão entre arte, educação e projeto de vida. “Os alunos foram desafiados ao Protagonismo Juvenil desde a criação do texto até a Apresentação Final do Festival. Participar do FESCETE é uma oportunidade de dar visibilidade ao potencial criativo dos estudantes, reforçando o papel da escola como agente cultural e como formadora de sujeitos ativos, críticos e sensíveis. O musical é também uma resposta pedagógica às demandas contemporâneas de uma educação mais integradora e significativa”, pondera Fernando.

Já para a Diretora Rita de Cássia Cardozo de Paulo os alunos tiveram uma nova oportunidade de aprendizagem “significativa, contextualizadora e moderna, além de experiências socioemocionais desafiadoras e gratificantes”, finaliza a profissional.

A história se passa em uma pacata cidadezinha do interior, onde um grupo de jovens artistas realiza uma apresentação na praça local. A repercussão é tão positiva que recebem um convite para gravar um DVD na cidade grande. A partir do recebimento de uma correspondência, inicia-se uma jornada de descobertas, onde enfrentarão desafios artísticos, emocionais e sociais — incluindo conflitos internos, inseguranças, paixões e o sonho de encontrar um empresário que aposte em seu talento. “Mais do que uma narrativa, Notas do Destino é uma celebração da juventude, da força do trabalho coletivo e do poder transformador da arte. A montagem mistura linguagens como o canto, a dança e o teatro para construir uma cena vibrante, sensível e inspiradora. Além de criar uma memória afetiva para os alunos, como também para os expectadores”, finaliza o professor.

No dia da premiação, que aconteceu, no último domingo, 29 de junho, na quadra da X9 Santista (A Pioneira), a escola conquistou os Prêmios de Destaque: Ator Revelação: Rhuan Ferreira; Escrita de Texto Original: Madu Lima, Manu Rosette, Renan Ferreira e Rhuan Ferreira e Destaque em Figurino: Paulo Fernando.