Estudantes da EE Azevedo Junior participam vivência inclusiva e oceânica no Lar das Moças Cegas

Na manhã do dia 6 de junho, os estudantes da EE Azevedo Junior participaram de uma vivência dirigida ao Lar das Moças Cegas (LMC), unindo inclusão e educação ambiental. A atividade foi organizada pelas professoras Daniela Andrade, Flávia Landinho e Nara Amorim, responsáveis pelas disciplinas eletivas “Mentes Oceânicas” e “Dados da Vida”. Durante as aulas, os alunos construíram modelos táteis de animais marinhos com o objetivo de permitir uma experiência sensorial acessível às pessoas com deficiência visual.

Durante a visita ao LMC, os estudantes da rede apresentaram os projetos e compartilharam informações sobre o ambiente marinho e a importância da Década do Oceano. Em seguida, os profissionais do Instituto conduziram uma atividade na qual os participantes foram vendados e convidados a transitar por um ambiente simulado, realizando tarefas cotidianas sob a perspectiva de uma pessoa cega ou com baixa visão, como, por exemplo: preparar alimentos, organizar a cama e utilizar eletrodomésticos. Além disso, participaram do goalball: um esporte paralímpico desenvolvido para pessoas com deficiência visual.

O encontro não apenas ampliou o conhecimento de todos os participantes sobre a biodiversidade marinha, como também promoveu a empatia, a acessibilidade e o diálogo entre escola e comunidade. A experiência foi relatada com entusiasmo pelos estudantes ao retornarem à escola, demonstrando o impacto positivo da iniciativa.