Estudantes do 8º ano realizam Seminário sobre Energias Renováveis durante aulas de Orientação de Estudos e Ciências

A atividade foi desenvolvida nas aulas dos professores Bárbara Cristine de Melo Pequeno e Francisco Vastella Júnior

             A Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, localizada no bairro da Fabril, cidade de Cubatão, Diretoria de Ensino – Região Santos, realizou, no último dia 14 de abril, sexta-feira, uma atividade junto aos 8sº anos A e B do Ensino Fundamental – Anos Finais, durante as aulas de Ciências e Orientação de estudos, dos professores Bárbara Cristine de Melo Pequeno e Francisco Vastella Júnior, onde realizaram um Seminário sobre Energias Renováveis, utilizando a metodologia ativa de aula invertida.

Os alunos apresentaram o Seminário “Energias Renováveis” para sua própria turma dentro de cada um dos temas. Para fazer as apresentações, os alunos foram divididos em grupos, onde cada qual ficou com um tipo de energia renovável. Os temas se dividiram em Energia Solar, Eólica, Hidrelétrica, Geotérmica e Força das Ondas. Num primeiro momento foram realizadas as pesquisas e juntadas com o conteúdo dado pela Profa. Bárbara nas aulas de Ciências. Logo em seguida os alunos foram orientados pelo Prof. Francisco sobre as tarefas de confecção de Slides e estratégias de apresentação do Seminário durante as aulas de Orientação de Estudos.

O desenvolvimento e a apresentação de seminário é uma metodologia de estudo que favorece a percepção de novas ideias, novas questões e perspectivas, o objetivo do seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe.

O resultado esperado após a aplicação de um seminário é que o aluno tenha absorvido o conteúdo apresentado de forma sustentável, dando, assim, profundidade para seu processo de aprendizagem. Também é esperado que aluno tenha compreendido as formas de pesquisa dos tópicos, assimilado as estratégias de confecção dos Slides e, também, as técnicas de apresentação/comunicação verbal e não-verbal com o público do seminário.