O CEEJA Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo celebrou, neste mês de outubro, 33 anos de prestação de serviços educacionais à comunidade da Baixada Santista e teve a honra de receber o Sr. ANDOR STERN (91 anos , único brasileiro sobrevivente do holocausto) que nos presenteou com sua palestra, na qual proferia ideias, convicções e exemplos sobre resiliência e lutas pela vida durante e após ter sobrevivido a doenças, torturas nazistas, antissemitismo, fome, medo e perda da família, contados a nossos alunos, funcionários, professores e convidados e à comunidade, que ficaram atentos e sensibilizados com sua narração e respostas às diversas perguntas, seguido de noite de autógrafos.
Ele é judeu, nascido em São Paulo, filho de médico húngaro e que na plenitude de sua adolescência, com sua família precisaram retornar para a Europa e foram capturadas e presos em Aushwitz, na Polônia, onde ocorreu o holocausto, que matou cerca de seis milhões de judeus e minorias durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).
Sua história está brilhantemente registrada no livro “ Uma Estrela na Escuridão”, escrito pelo Professor Historiador santista, Gabriel Davi Pierin, que através de vocabulário de fácil leitura e depoimentos do Sr.Andor, envolve-nos em profunda reflexão e comoção .
Grandes ensinamentos obtivemos. Ficamos com a certeza de suas falas e luta de que “as pessoas não devem ser vistas de acordo com a religião, nacionalidade, raça ou condição social, e sim pela sua condição humana. Somos todos iguais e merecemos o mesmo respeito e paz. Enquanto houver vida há esperança “.
Somos gratos por este momento único!