PROJETO: APRENDENDO A VALORIZAR A BELEZA E CULTURA AFRO

Os alunos da E. E. Padre Bartolomeu de Gusmão participaram no dia 09/11 do Desfile: Miss e Mister Beleza Negra Bartô 2023, no Teatro Municipal de Santos.

O projeto de valorização da beleza e cultura afro, fez parte do Evento – Semana da Arte Preta, desenvolvido pela Secretaria de Cultura da cidade de Santos.

Além do desfile, o Projeto contou com a exposição de arte e fotos – ARTE BARTÔ, produzido pelos alunos em comemoração ao mês da Consciência Negra, sendo que a unidade vem desenvolvendo esse projeto desde o 1° Semestre, onde foram realizadas oficinas com o intuito de estimular reflexões sociais e históricas, tendo como base a construção de máscaras africanas oferecida pelo PEC da Diretoria de Ensino, combates de rimas – Slam, roda de conversa com a temática “Por que é preciso afrobetizar?”, leitura de reportagens, a construção de bonecas com pedaços de pano – abayomi e a história de do uso dos turbantes e princesas africanas, na semana do: DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL – (21/03).