4º Mostra Científica das Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino Região Santos

A 4ª MoC é um encontro de incentivo aos estudos e ao despertar do interesse dos estudantes pela pesquisa em todas as área do Conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas) oferecido aos estudantes das escolas estaduais de nossa circunscrição.

 

Equipe NPE:
Linguagens e Códigos
Matemática
Ciências da Natureza
Ciências Humanas

1. Convite

A Diretoria de Ensino de Santos através do Nucléo Pedagógico (NPE) convidam para prestigiar a 4ª MoC (4ª Mostra Científica das escolas estaduais da Diretorias de Santos) que será realizado:

BERTIOGA
14/12/2021 (terça-feira)
EE PROF. ARMANDO BELLEGARD

GUARUJÁ
15/12/2021 (quarta-feira)
EE IGNÁCIO MIGUEL ESTEFNO
EE MARCÍLIO DIAS

CUBATÃO
16/12/2021 (quinta-feira)
EE PROF. JOSÉ DA COSTA

SANTOS
17/12/2021 (sexta-feira)
EE CANADÁ
EE NEVES PRADO MONTEIRO

A 4ª Mostra Científica das escolas estaduais da Diretorias de Santos iniciará a partir das 10h e terminará até às 15h nas escolas citadas acima.

2. Porque esse evento é relevante?

A 4ª MoC é um encontro de incentivo aos estudos e ao despertar do interesse dos estudantes pela pesquisa em todas as área do Conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas) oferecido aos estudantes das escolas estaduais de nossa circunscrição.

Com a proposta de aproximar ainda mais a iniciação científica no cotidiano escolar, a Mostra pretende oportunizar um momento de socialização das produções dos nossos estudantes entre as unidades escolares de nossa Diretoria, valorizando também os trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula durante o ano letivo.

A fundamentação proposta pela MoC (Ensino por Investigação e Metodologia da Pesquisa Científica) estimula o estudante a desenvolver habilidades e construir conhecimentos referenciados no pensamento científico, além de promover reflexões político-existencial. Isso contribui com o a construção de atitudes e valores, de tal forma que a práxis esteja voltada para o contexto histórico-social no qual a escola e comunidade do entorno estejam inseridas.

A 4ª MoC baseia-se nas dez competências da BNCC que com caráter normativo define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Além dessas etapas, há também o desdobramento em ações que promovam a integração entre estudantes, técnicos, cientistas e representantes da sociedade, com o intuito de contribuir com a formação e o desenvolvimento de sua identidade como sujeito e participante do universo das ciências.

3. Principais Objetivos

• Promover a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando o desenvolvimento acadêmico de estudantes da rede pública estadual de ensino de São Paulo;

• Estimular estudantes a pensar criticamente e buscar soluções alternativas para os desafios propostos na contemporaneidade, desenvolvendo assim as competências e habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, com ênfase na competência leitora e escritora;

• Valorizar o trabalho docente e o protagonismo juvenil realizado nas escolas;

• Ampliar os conhecimentos científicos dos jovens na pesquisa para as soluções de problemas, fundamentadas em Ciência, Tecnologia, Direitos Humanos, Saúde, Empreendedorismo, Sustentabilidade e/ou Ética;

• Instigar estudantes a se posicionar de forma consciente diante de uma problemática e valorizar a pluralidade do patrimônio histórico, cultural e ambiental.

• Divulgar no âmbito da comunidade científica nacional e internacional, as produções das escolas estaduais paulistas, com vistas à criação de novas oportunidades de intercâmbio de estudantes e professores.

4. Modalidades e Categorias

Em linhas gerais, a 4ª MoC será composta por duas Modalidades, com trabalhos desenvolvidos nas quatro Áreas de Conhecimento, subdivididas em duas Categorias.

Categorias

• 1º ao 5º ano do segmento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Categoria Júnior);

• 6º ao 9°Ano dos Anos Finais Ensino Fundamental (Categoria Pleno);

• 1ª a 3ª Série do segmento do Ensino Médio (Categoria Master).

Áreas do Conhecimento

• Qualquer área do conhecimento

Modalidades

• Modalidade Reproduções Científicas (RC).

• Modalidade Projetos de Pré-Iniciação Científica (PIC).

Importante

1. Devido a pandemia da COVID 19 e visando diminuir o fluxo de alunos e docentes durante a 4° MoC – Mostra Científica:

• Serão aceitos no máximo 1 trabalho por categoria para cada escola participante e no máximo de cinco (6) alunos e três (3) docentes como responsáveis;

• Deverá ser seguido e respeitados os Protocolos Sanitários do Estado de São Paulo como uso obrigatório de máscaras, álcool gel e o distanciamento social.

 

Documentos:
Comunicado nº 169/2021 – NPE SAN
Release 4° MoC – Mostra Científica
Regulamento