Protocolos a serem adotados em situações de ameaça e violência nas Escolas Estaduais.
- Todas as escolas estaduais da nossa circunscrição que verificarem algum tipo de mensagem eletrônica ou não, sobre ameaças de massacre devem entrar em contato com a Diretoria de Ensino para ciência;
- A Diretoria de Ensino por intermédio da Equipe do CONVIVA retransmitirá à SEDUC/SP bem como contatar as Polícias Civil e Militar;
- A profissional encarregada desta tarefa na Diretoria de Ensino é Sra. Vânia Buzzulini, PM reformada, Assessora Técnica;
- As escolas deverão acessar a PLACON e relatar a situação;
- Não é obrigatório a escola inserir de imediato o Boletim de Ocorrência, podendo fazer a inclusão posteriormente;
- As Equipes Gestoras estão orientadas a ligar para a Polícia Militar-190 e proceder a chamada;
- A Polícia Civil deve ser procurada caso haja materialidade (gravações recebidas, vídeos e etc.), a fim de que seja lavrado Boletim de Ocorrência;
- Ações a serem realizadas:
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- Acolhimento dos alunos pela Equipe Gestora no início de cada período;
- A Equipe Gestora deve estar alinhada em todas as ações. Realizar reunião com os docentes e funcionários para tomarem ciência das ações adotadas;
- Comunicação aos pais/responsáveis sobre os acontecimentos atuais, tranquilizando-os quanto aos procedimentos adotados pela escola. Cuidado com os termos usados nos comunicados: Termos como “garantia”, “responsabilidade”, “comprometimento” devem ser evitados.
- Reunião com os pais para atentarem aos conteúdos acessados pelos filhos nas redes sociais, páginas Web. Responsabilidade pela verificação das mochilas e materiais não pertinentes a realidade escolar;
- Orientações aos estudantes para não compartilharem conteúdos violentos e que façam referência a ameaças;
- A Equipe Escolar deve estar atenta a qualquer mudança de comportamento na comunidade escolar;
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