Prevenção à Violência Escolar

Protocolos a serem adotados em situações de ameaça e violência nas Escolas Estaduais.

  • Todas as escolas estaduais da nossa circunscrição que verificarem algum tipo de mensagem eletrônica ou não, sobre ameaças de massacre devem entrar em contato com a Diretoria de Ensino para ciência;
  • A Diretoria de Ensino por intermédio da Equipe do CONVIVA retransmitirá à SEDUC/SP bem como contatar as Polícias Civil e Militar;
  • A profissional encarregada desta tarefa na Diretoria de Ensino é Sra. Vânia Buzzulini, PM reformada, Assessora Técnica;
  • As escolas deverão acessar a PLACON e relatar a situação;
  • Não é obrigatório a escola inserir de imediato o Boletim de Ocorrência, podendo fazer a inclusão posteriormente;
  • As Equipes Gestoras estão orientadas a ligar para a Polícia Militar-190 e proceder a chamada;
  • A Polícia Civil deve ser procurada caso haja materialidade (gravações recebidas, vídeos e etc.), a fim de que seja lavrado Boletim de Ocorrência;
  • Ações a serem realizadas:
      1. Acolhimento dos alunos pela Equipe Gestora no início de cada período;
      2. A Equipe Gestora deve estar alinhada em todas as ações. Realizar reunião com os docentes e funcionários para tomarem ciência das ações adotadas;
      3. Comunicação aos pais/responsáveis sobre os acontecimentos atuais, tranquilizando-os quanto aos procedimentos adotados pela escola. Cuidado com os termos usados nos comunicados: Termos como “garantia”, “responsabilidade”, “comprometimento” devem ser evitados.
      4. Reunião com os pais para atentarem aos conteúdos acessados pelos filhos nas redes sociais, páginas Web. Responsabilidade pela verificação das mochilas e materiais não pertinentes a realidade escolar;
      5. Orientações aos estudantes para não compartilharem conteúdos violentos e que façam referência a ameaças;
      6. A Equipe Escolar deve estar atenta a qualquer mudança de comportamento na comunidade escolar;