Alunos da EE Parque dos Sonhos participam da Culminância da Consciência Negra

No último sábado, dia 25/11/2023, reuniram-se na EE Parque dos Sonhos em Cubatão, professores, alunos, comunidade e convidados para participar da culminância da Consciência Negra e do Maracatu do Sonhos.

As atividades tiveram início às 9h da manhã com uma aula sobre a história da capoeira, ministrada pelo Contra Mestre Robinho, após a aula o grupo fez uma apresentação para que estava presente. Segundo Contra Mestre Robinho, a capoeira é uma forma de integrar as pessoas e culturas, além de trabalhar a consciência corporal e cultural.

Após a capoeira, as atividades continuaram com uma roda de conversa, com tema: “Se Palmares não vive mais, faremos Palmares de novo!!”. Deste circulo cultural de falas Negras se apresentaram Simone Santos Rainha do Maracatu Quiloa, Vanessa Rego Professora e responsável pela ala afro do Quiloa e Tiago Pereira poeta escritor e professor. Todos falaram sobre a importância e as realizações do povo negro.

Como devemos nos reconhecer e saber da relevância que os povos de África tiveram para a história nas questão da filosofia, tecnologia e cultura. Não somos descendentes de escravos e somos descendentes de reis e rainhas que foram sequestrados de suas terras e trazidos contra a vontade para o outro lado do oceano.

O Poeta e Produtor Cultural, Tiago Pereira, falou sobre a responsabilidade que cada carregamos na busca de uma sociedade com equidade e igualdade.

Após a roda de conversa, os alunos do Maracatu dos Sonhos com participação especial do Quiloa se apresentaram para a Comunidade. Entoaram músicas do folclore afro-brasileiro, que conta a história dos reis e rainhas de África, durante a apresentação encantaram quem estava presente. Segundo a professora Audrey Luz, o evento planta uma semente de transformação em cada um que esteve presente, na luta por uma sociedade que não exista racismo, preconceito e discriminação.

Segundo Mayra Luna, aluna do 3º ano da escola e participante do Maracatu, foi muito legal participar da apresentação, o Maracatu nos ensina a respeitar os outros, respeitar as diferenças, porque somos todos iguais, independente de onde nascemos. Aprendi a tocar um instrumento e estou com meus amigos.

Para o Diretor Regis Marques, ampliar estas discussões cumpre a função social da escola que é busca de uma sociedade justa, com equidade e igualdade, é importante que movimentos que foram e são marginalizados tenham espaço de fala e se sintam representados, o Parque dos Sonhos sempre estará aberto para estes eventos. Devemos resistir sempre pois a luta pela igualdade não é mimimi, segundo o filósofo Leandro Karnal, o MIMIMI é o nome que o homem branco hétero dá ao direito dele de ofender como se fazia outrora, sem medo da lei e sem medo de ser cancelado.

O Evento terminou com um almoço especial a uma deliciosa galinhada cozida com coentro, pimenta biquinho e azeite de dendê, todos que estiveram presentes puderam comer o quanto quiseram, ainda houve tempo para um ato de caridade, uma parte da comida foi encaminhada para a população em situação de rua das cidades de Cubatão e Santos.