Conviva SP – 1º Trilha Antirracista

A equipe Conviva apresenta a partir do dia 3/12/21 às dez da manhã até o meio dia o primeiro encontro da formação continuada – Trilha Antirracista Gremista. A formação será oferecida para os gremistas, articuladores e POCs. O foco deste primeiro encontro é oferecer noções básicas sobre as questões de preconceito étnico-racial e linguístico existentes em nossa sociedade e, portanto, dentro das unidades escolares. A intenção é fomentar reflexões e práticas  a serem aplicadas no ambiente escolar para que aconteça a expansão de uma consciência e ação antirracista em todos os membros da  comunidade escolar.

Refletir e compreender as esferas,  graduações e complexidades da prática racista cotidiana estruturada e estruturante na sociedade brasileira, só pode acontecer efetiva e eficientemente por meio de processo profundo e paulatino.

Nessa jornada, todos os envolvidos são convidados a revisitar a estrutura de suas crenças pessoais em relação aos fenômenos sociais de caráter racista, que ainda não são percebidos como racistas, pois foram naturalizados por meio dos instrumentos tempo histórico e relação de poder. O convite existencial aos participantes é desnaturalizar práticas, pensamentos e sentimentos intrínsecos a nós como indivíduos pertencentes a uma sociedade de caráter explicitamente racista, mas que ainda não conseguimos enxergar.

“Aquilo que nesse momento se revelará aos povos, surpreenderá a todos, não por ser exótico, mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto, quando terá sido o óbvio”. (Caetano Veloso)