Ministrada pelos professores Seldon Stefan Drumond (Ciencias e Biologia) e Sônia Salazar (Arte), a disciplina eletiva “Do Mato ao prato”, da E.E. Profª Gracinda Maria Ferreira está em sua segunda edição. No 1º semestre de 2019 o público alvo foram os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, com o início do cultivo de mudas de temperos, ervas, hortaliças e formação dos canteiros, além da construção da composteira com os resíduos orgânicos da merenda. No 2º semestre o público-alvo da eletiva foram os 6º e 7º anos, com a ampliação das mesmas atividades da primeira edição, iniciando o combate às várias formas de pragas e com a inclusão da revitalização da “Praça do Gambá”, amplo espaço externo da unidade escolar. Ambas as edições abordaram de maneira geral e específica o estudo das práticas de semeio, plantio e colheita de sementes em geral, para a reflexão de valores alimentares, educativos e harmoniosos com o meio ambiente  em prol de melhor qualidade de vida e favorecimento do próximo, explorando diferentes modalidades artísticas com suportes convencionais e não convencionais.