EE Dona Luiza Macuco – Alunos produzem Escape Room Educativo em comemoração ao dia do Meio Ambiente

Com a orientação da professora Liliane da Costa Santos (disciplina de biologia), os alunos do 1º ano do ensino médio noturno foram desafiados a criar um escape room educativo, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Foi escolhido este tema devido a proximidade do dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e por contemplar o projeto da escola que tem como propósito a sustentabilidade.

O Escape Room Educativo é uma prática de aula gamificada que motiva e envolve os alunos nas atividades. Sendo uma combinação de metodologias e técnicas metodológicas ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem cooperativa, pensamento dedutivo, crítico e criativo.

Desta forma, para iniciar a preparação e desenvolvimento do escape room os alunos criaram uma narrativa que serviu como fio condutor das provas e enigmas. Assim, foi feito um vídeo que apresentava um viajante do futuro de 2050 informando que o planeta estava destruído e, para salvar, os jogadores tinham que encontrar 4 palavras como ações para preservar o meio ambiente que estavam escondidos dentro da sala, contando com apenas 20 minutos.

Entre os materiais utilizados na atividade, estão: códigos morse, QR code, escape room online, quiz, raspadinha etc. Foi usado também mochila com cadeados tornando a atividade mais desafiadora. O espaço utilizado foi a sala de aula e o desenlace para encerrar a narrativa foi escrever as 4 palavras encontradas (reduzir, reutilizar, reciclar e economizar) através das pistas em um papel e passar por debaixo da porta.

Alguns alunos que protagonizaram o trabalho, além de apresentar no período noturno, compareceram à tarde para replicar e socializar com os alunos e professores do PEI.

Foi uma prática super diferente e divertida onde os alunos conseguiram atingir os objetivos do projeto: conscientizar e fomentar sobre a preservação do meio ambiente.

Segue as fotos dos estudantes preparando e aplicando o projeto. Parabéns aos alunos do 1º ano noturno, à professora Liliane e equipe Luiza Macuco!