Escola Zenon de Cubatão realiza atividades experimentais e elaboração de maquetes nas aulas de Ciências

As ações são uma iniciativa da professora Barbara Cristine de Melo Pequeno

A Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, do bairro Fabril, na cidade de Cubatão, jurisdicionada à Diretoria de Ensino – Região Santos, vem desenvolvendo atividades experimentais e elaboração de maquetes nas aulas de Ciências da professora Barbara Cristine de Melo Pequeno, junto os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, com o objetivo de melhorar o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes, buscando a junção da teoria e da prática, em uma abordagem que faça sentido efetivo para os alunos.
Com os estudantes dos 6ºs anos foram realizadas experiências de misturas homogêneas e heterogêneas, Oxidação do Ferro e transformações químicas. Segundo a professora Bárbara as misturas foram realizadas com materiais do cotidiano, que podem ser encontrados em casa e misturas simples (líquido com sólido, sólido com sólido e líquido com líquido) para que os alunos possam ver e identificar as formas de misturas que ocorrem no dia-a-dia. A oxidação de ferro e misturas químicas trabalhou a identificação de tipos de transformações químicas e físicas que ocorrem no cotidiano, exemplificando com elementos comuns.
Com os alunos dos 7ºs anos foram elaboradas maquetes de máquinas simples e, de acordo com a professora, foi passado todo um contexto de como as primeiras máquinas simples foram criadas, sendo que tinham o objetivo de auxiliar o ser humano e, assim, os alunos escolheram suas máquinas para elaboração e foi trabalhada a sala de aula invertida, com os alunos expondo e explicando seus trabalhos.
Maquetes também foram elaboradas e explicadas, por meio de sala de aula invertida, pelos 8ºs anos, mas sobre tipos de energia limpa, que são aquelas que não agridem o meio ambiente e que são boas possibilidades de investimento nos tempos atuais, os alunos explicaram o funcionamento desses tipos de energia e apontaram os motivos de serem mais adequadas para o uso.
A Escola Zenon parabeniza a professora Bárbara e seus alunos!