Escola Zenon de Cubatão realiza Feira de Ciências

A ação contou com exposição e explicação dos trabalhos pelos alunos nos períodos da manhã e tarde

            A Escola Estadual “Professor Zenon Cleantes de Moura”, da cidade de Cubatão, da DESAN – Diretoria de Ensino da Região de Santos, por meio das professoras Bárbara Cristine de Melo Pequeno (Ciências), Vânia Carmen de Jesus Reis (Biologia e Ciências), Erika Ferreira Lima (Ciências) e em parceria com o Grêmio Estudantil “União Estudantil” e equipe escolar, realizou a Feira de Ciências, no último dia 13 de junho, quinta-feira, com exposição e explanação dos trabalhos pelos alunos para colegas, familiares e visitantes, nos períodos da manhã e tarde, sendo das 10h às 12h e das 16h às 18h; sendo um grande sucesso.

De acordo com a professora Vânia, responsável pelas atividades do período da manhã, compreendendo o 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, o objetivo da Feira, segundo as professoras Bárbara, Vânia e Erika foi “colocar a teoria em prática, despertando a curiosidade científica dos estudantes”, “reconhecer a Ciência como objeto do cotidiano, relacionando os conteúdos estudados em sala de aula a práticas do dia-a-dia” e “promover e compartilhar o aprendizado adquirido a fim de apresentar para a sociedade escolar e familiar e, também, para enaltecer nossos alunos em uma proposta pedagógica da importância de firmar o compromisso de, juntos, valorizarmos cada conquista adquirida em um processo permanente de aprendizagem e conscientizar ações sociais e ambientais para uma qualidade de vida adequada a todo e qualquer ser humano.”

Ressalta-se que a Feira foi um verdadeiro sucesso, com maior incidência de familiares no período da tarde, sendo que num total, cerca de 50 pessoas, entre familiares e parceiros, como membros do Projeto Varre Vila, visitaram a Unidade Escolar para assistir às apresentações. Para a professora Vânia, responsável pelas apresentações do período da manhã, compreendendo o 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, “de maneira simples e prática, os alunos conseguiram absorver a ideia e produzir bons trabalhos. Mesmo com a falta de hábito de falar em público, as apresentações foram muito boas e os alunos se superaram”. Já a professora Bárbara, idealizadora das ações no período da tarde, compreendendo as salas do 6º ao 8º ano afirma que “a feira foi extraordinária, com temas e explicações dadas pelos próprios alunos, de fácil compreensão (tanto para os alunos, quanto para os visitantes), seguindo sempre o programa de cada série/ano. Notou-se, também, que houve grande comprometimento, criatividade e interesse por parte dos estudantes, tanto na parte teórica, quanto na prática. Os professores também tiveram um papel muito importante nesse processo.”. Para a professora Erika é importante evidenciar os alunos e seus familiares no processo de ensino/aprendizagem.

É importante destacar que os temas foram separados por série, sendo que os assuntos trabalhados foram: 6º ano – meio ambiente e água; 7º ano – Fenômenos naturais (vulcões, placas tectônicas – terremoto e tsunamis), sistema solar; 8º ano – sistema digestório, lixo que vira luxo, tempo de decomposição dos materiais;  9º ano do Ensino Fundamental – coleta de pilhas e baterias de celular e conscientização sobre o descarte correto de tais materiais; 1ª série do Ensino Médio – maquete sobre o impacto ambiental em relação ao descarte irregular de pilhas e baterias; 2ª série do Ensino Médio – transtorno bipolar com construção de cartazes, apresentação de slides e o Litium como fator na regulação do transtorno bipolar, lembrando que o Litium é uma substância que foi descoberta pelo patriarca da Independência, e cientista, José Bonifácio de Andrada e Silva, cujo o dia 13 tem seu aniversário como comemoração e sua biografia foi apresentada; 3ª série do Ensino Médio – ação do Litium no transtorno bipolar, Litium sendo um mineral descoberto por José Bonifácio, representação do sistema nervoso central e a atuação do Litium.

Para a aluna Karollyni Sousa da Silva, da 1ª série A do Ensino Médio, “a Feira de Ciências foi uma experiência nova e muito diferencial, porque os alunos nunca tiveram esse contato de falar em público, pensar e executar um Projeto para passar esse conhecimento que tiveram para os outros colegas. Foi tratado sobre um assunto que, a partir de agora, todos deverão tomar consciência do quanto é importante o descarte correto de pilhas e baterias”. Já para o aluno Luccas Gabryel Alcânatara, do 6º ano A, do Ensino Fundamental “participar da Feira foi muito bom, pois eu apresentei alguns trabalhos, a coisa mais legal foi a comida que fizeram”. Para Adriel Henrique Nascimento dos Santos, do 6º ano A, do Ensino Fundamental, “foi muito bom, legal, gostei”. Segundo Josué Machado Silva, do 6º ano A, do Ensino Fundamental, “para mim foi muito legal, porque eu apresentei o trabalho, nunca tinha apresentado na Feira de Ciências, não tinha essa experiência. O aluno Nicolas Martins Aguiar, do 6º ano A, do Ensino Fundamental, disse ter gostado do brigadeiro da Exposição “Do lixo ao luxo”. O aluno, Mark Cordeiro Rodrigues do 6º ano A, do Ensino Fundamental, disse que “foi muito legal porque eu ajudei a fazer os trabalhos” e, por fim, o aluno Calebe Oliveira Feitosa, do 8º ano B, do Ensino Fundamental,  salientou que “deu vergonha no começo, mas depois foi tranquilo e gostei muito”.

A coordenadora da Unidade, professora Silvia Regina de Carvalho Gomes, afirma que “Nossa Feira de Ciências foi 10! Quero agradecer às professoras de Biologia e de Ciências Vânia, Bárbara e  Erika pelo  apoio dado aos  alunos na elaboração e produção de todos os trabalhos e do empenho de cada um deles para mostrar o seu melhor. Todos tiveram o seu brilho, seja no Médio da manhã, ou no Fundamental da tarde. Cada professora dentro do seu tempo de trabalho se dedicou com muito carinho em apresentar para todos nós a nossa maravilhosa Feira, que tenho certeza que abrirá as portas para outros eventos tão bons porque como disseram as alunas no desfile de 9 de abril: ‘Arrasa Zenon’. Agradeço, também, aos que trabalharam por trás dos bastidores na arrumação do pátio, na dispensa dos alunos para os trabalhos e aqueles que ficaram para prestigiá-los, o meu muito obrigada. Gratidão a todos os colaboradores e parabéns a todos os alunos, professores e equipe participantes”.

A gestão da Unidade Escolar parabeniza todos os envolvidos pelo belíssimo trabalho e agradece aos parceiros: Jair Rodrigues Muniz, da SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias da cidade de Registro e PCNP – Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico da DESAN, professor Airton Bartolotto.