Muito samba no encerramento do Projeto CEM, sábado (27), em Cubatão

Viva Cartola, 115 anos! Crianças e adolescentes executam peças da obra de Cartola em Audição Musical do projeto CEM

“Cartola É Minha Escola” é o tema da festa de encerramento do projeto CEM – Centro de Educação Musical em Pinhal do Miranda – que será realizada no último sábado deste mês (27/05), no Coletivo Novo Paraíso, que fica à Rua Faixa do Oleoduto, 6. Organizado pela OCABS – Organização Cultural e Artística da Baixada Santista – o projeto cultural, contemplado pelo edital Proac 45/2022 – CIDADANIA, aconteceu no bairro Pinhal do Miranda (também conhecido por Pinheiro do Miranda), entre janeiro e maio deste ano de 2023, em Cubatão, e atendeu cerca de trinta
munícipes diretamente, com oficinas de canto-coral, cavaquinho, violão-de-sete-cordas, pandeiro, cuíca entre outras. Ao todo foram realizadas 50 oficinas, incluindo eventos especiais com artistas profissionais da região da Baixada Santista.

A programação do evento de encerramento conta com um ato de abertura e palestra profissional do sambista ícone Giba do Sapatinho (Gilberto de Oliveira), proponente do Projeto. Na sequência, os educandos participarão de uma audição musical, executando três peças da obra de Cartola, com frases originais do imortal Dino 7. Destacam-se os educandos Gabriel, de 5 anos (tamborim), Evelyn, de 15 anos (cavaquinho), Eric, de 16 anos (timba) e Samyr, de 17 anos (violão-de-sete-cordas), quarteto fantástico que encanta nos ensaios e nas apresentações.

O espólio do Projeto, instrumentos e equipamentos comprados com recursos do ProAC Editais, serão entregues à comunidade, por meio de doação, no ato, ao espaço cultural Coletivo Novo Paraíso, sob responsabilidade do anfitrião André Luiz. O coordenador das oficinas, maestro, especialista em Metodologia do Ensino da Música e Musicoterapia, Cris Teodósio César, compreende que o Projeto atingiu, com sucesso, aos objetivos originais, promovendo cidadania, através das atividades musicais e artísticas em geral realizadas.

O Projeto CEM buscou oportunizar às crianças uma experiência valiosa no universo do Samba, um dos nossos maiores patrimônios culturais imateriais. Esperamos que esta semente germine, pois o solo é muito fértil.” Msto. Cris Teodósio.

O evento finaliza com a apresentação do grupo local “Sempre Dá Samba” comandado pelo artista Rubão (voz e cordas) e amigos na percussão, garantindo a alegria até às 21 horas, entrada franca.

Confira a programação completa do evento:

● 16h – Recreação Infantil com Fernanda Campos
● 17h – Palestra “Formação de Músicos Profissionais para a MPB” (Giba)
● 18h – Audição: apresentação dos educandos do Projeto
● 19h – Show de encerramento com o grupo “Sempre dá Samba”
● 21h – Ato de Encerramento com a palavra do Proponente

Serviço
Evento: Encerramento do Projeto CEM
Local: Coletivo Novo Paraíso
Endereço: Rua Faixa do Oleoduto, 6, Pinhal do Miranda, em Cubatão /SP
Horário: 16:00 às 21:00h
Mais Informações: 13 99697-7244
Entrada: Evento gratuito