PLATAFORMA REDAÇÃO PAULISTA – Projeto: O Pequeno Príncipe no Multiverso Escolar

A partir do segundo semestre, implementamos a utilização da Plataforma Redação Paulista, uma ferramenta pedagógica proposta pela SEDUC para fomentar o interesse e a habilidade de leitura e escrita dos estudantes, além de apoiar os professores de Língua Portuguesa no desenvolvimento e correção das redações.

Ao acompanhar o uso da Plataforma de Redação, constatou-se que, em situações de aprendizagem significativas, os estudantes se motivam e aprendem com prazer e facilidade. Isso foi evidenciado pela Escola Estadual Azevedo Júnior durante a realização de um projeto proposto pela professora de Língua Portuguesa Giselma Xavier, articulado com as disciplinas de Orientação de Estudo, Arte e Projeto de Vida. A educadora elaborou uma ação utilizando o livro “O Pequeno Príncipe” com os estudantes dos 7º anos A e B. Os estudantes não apenas leram e refletiram sobre o conteúdo da obra, mas também, a partir de suas próprias interpretações e “olhares”; realizaram uma peça de teatro sobre a (re)leitura da obra, evidenciando o protagonismo dentro do processo, uma premissa valorizada pelo PEI.
Conforme preconiza o Currículo Paulista, o projeto promoveu/desenvolveu competências como comunicação, autogestão, criatividade, empatia, colaboração e autoconhecimento, entre outras e, quando integradas intencionalmente às práticas escolares e articuladas à construção do conhecimento, essas competências têm um impacto positivo na permanência e sucesso dos estudantes na escola”, atestando o que foi apresentado e desenvolvido através do projeto.

Fica claro que a essência do projeto foi “inserir a criança no universo das culturas do escrito, gerando o reconhecimento da função social da escrita e da leitura como fonte de prazer e informação, utilizando a oralidade em diferentes situações como ponto de partida para o trabalho com a língua escrita.” E o projeto continua, agora na escrita e produção do conto, o próximo gênero sugerido pela Plataforma Redação Paulista.
É relevante ressaltar que tanto os professores quanto os estudantes desempenharam papéis de protagonistas nesse processo, destacando-se como elementos-chave para o sucesso da iniciativa.

Projeto: O Pequeno Príncipe no Multiverso Escolar

1-O olhar, uma busca

2-Hipótese

3- A peça: O pequeno príncipe no multiverso escolar

3.1- O multiverso

3.2 – Os protagonistas

Respeito à individualidade integrado ao Protagonismo Juvenil

Potencializar recursos cognitivos através da leitura do livro O Pequeno Príncipe, de Antonie de Saint-Expupéry com o intuito de conectar diálogos entre as personagens marcaram o pensamento lógico-matemático e a progressão temática para os estudantes do 7 ano turmas A e B. No início um olhar (princípios de uma crônica), construção de um roteiro. Na sequência hipóteses – emitir opinião, possibilidades. E no percurso conclusivo a resenha crítica, uma peça, a releitura da obra. Assim tem o sido as produções textuais sistematizadas na plataforma Digital da Redação Paulista. Um processo de elaboração, revisão e reflexões aprofundadas que possibilitam aos nossos estudantes princípios de educação interdimensional e continuada que, de maneira leve, o espiral do conhecimento apresenta-se como uma ferramenta, além de lúdica, prazerosa onde a imaginação ocupa seu lugar de pura criação. Quanto ao conto, esse é só uma questão de tempo integrado à esperança de grandes avanços.

Giselma Xavier de Melo

Assista a apresentação: